No dia 21 de fevereiro de 2014 foi realizada a 1º Reunião da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos da Superintendência do Porto do Rio Grande (SUPRG) composta por servidores da SUPRG: Gladis Ferreira Moran, Gustavo Dumon, José Rinaldo Rodrigues de Avila, Antônio Cleber Rocha Goulart, além das professoras Roberta Pinto Medeiros e Luciana Souza de Brito, do Curso de Arquivologia do ICHI/FURG e da professora Graciele Martini do Curso de História do ICHI/FURG. Também estiveram presentes na reunião as acadêmicas do Curso de Arquivologia: Bruna C. D. de Almeida, Janaíne S. Xavier, Luize Santos e Pâmela F. Campelo, as quais são bolsistas do Projeto de sistematização dos Arquivos da Superintendência do Porto de Rio Grande (SUPRG).

Este projeto é vinculado ao Programa de Assessoramento aos Arquivos do Porto, e foi firmado por meio e um convênio entre a SUPRG e o Curso de Arquivologia.

As atividades do projeto iniciaram em abril de 2013, sendo que o mesmo tem ainda como bolsistas as acadêmicas do Curso de Arquivologia: Raquel Martins, Graciela C. da Silva e Joice S. de Castro, as quais participarão das próximas reuniões da Comissão.
O referido Projeto é composto por fases que envolvem atividades como coleta de dados através do estudo de leis, decretos, regimentos, procedimentos e manuais, que regulamentam a instituição, bem como a adaptação de instrumentos de gestão do Sistema de Arquivos do Estado do Rio Grande do Sul (SIARQ/RS), que são o Plano de Classificação de Documentos e Tabela de Temporalidade dos Documentos.
Além disso, será realizado um treinamento dos servidores, criação de recursos de localização da documentação, manutenção e acompanhamento das rotinas de transferências, recolhimento e de eliminação dos documentos.