O Grupo de Pesquisa Ribombo, associado à Secretaria Municipal de Educação de Joinville e ao Instituto Socioambiental de Comunicação, produziu, em meados de 2018, o seu primeiro documentário, intitulado: 1, 2, 3 Brincando. O filme retrata o processo de reinvenção dos espaços escolares daquele município, em particular da rede formada pelos 70 Centros de Educação Infantil (CEI’s). A proposta de ressignificação desses espaços escolares foi desencadeada a partir de 2009 e seus fundamentos foram definidos, inicialmente, a partir de uma leitura crítica, articulada e combinada de dois documentos referenciais, as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil e a Política Nacional de Educação Ambiental, aos quais se somaram, a partir de 2012, a inspiração no conceito de “Espaços Educadores Sustentáveis” e nas premissas das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Ambiental.

A experiência, que vem sendo construída de forma coletiva, com espírito de rede e de comunidade, vem consolidando uma intencionalidade pedagógica referenciada na promoção da cultura da sustentabilidade.

As primeiras apresentações públicas do documentário foram realizadas em âmbitos mais restritos, no contexto de alguns poucos eventos da área da educação. Agora, temos a oportunidade de compartilhar esta narrativa com a comunidade de educadores(as) e pesquisadores(as) interessados(as) em experiências de educação ambiental no contexto da educação infantil.


Convidamos você a assistir a esta produção. Se possível, deixe registrado lá no canal suas impressões e críticas. Colabore na divulgação deste material no âmbito das suas redes de contatos!


Prof. José Vicente de Freitas

 
PARA ACESSAR O DOCUMENTÁRIO CLICAR EM:  http://grupodepesquisa.ribombo.com/2019/05/filme-sobre-espacos-educadores.html