O Curso de Biblioteconomia da FURG recebeu, no dia 4 de outubro, a doação do acervo da professora aposentada Enriqueta Graciela Dorfman de Cuartas.
Graciela foi docente do antigo Departamento de Biblioteconomia e  História - DBH (atual Instituto de Ciências Humanas e da Informação - ICHI) no período de 1978 a 2007.
Natural de Buenos Aires (Argentina), formou-se na primeira turma de Biblioteconomia da FURG, em 1977.  Em 1988, tornou-se especialista em Administração de Sistemas de Bibliotecas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Em 2002, obteve o título de Mestre em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), defendendo a dissertação intitulada "A representação do adolescente em Moacyr Scliar".
Atuou como docente da área de representação descritiva, tendo exercido a função de coordenadora do curso por mais de um mandato. Foi coordenadora do curso de especialização Desenvolvimento e Gerenciamento de Sistemas de Informação em Ciência e Tecnologia; membro da Comissão de Pós-Graduação lato sensu da PROPESP/FURG; chefe do DBH; diretora do Núcleo de Informação e Documentação - NID (atual Sistema de Bibliotecas - SiB); integrou a Comissão de Ética do Conselho Regional de Biblioteconomia do Rio Grande do Sul (CRB-10).
Em 2007, aposentou-se. Graciela faleceu no dia 15 de outubro de 2019, em Rio Grande (RS).
O acervo doado, composto de livros técnicos da área de Biblioteconomia e obras de literatura, será incorporado à Biblioteca Laboratório do Curso de Biblioteconomia.
A Biblioteca Laboratório está localizada no prédio do ICHI, e visa a fomentar a prática do planejamento, organização, tratamento e disseminação da informação, subsidiando atividades técnicas e teórico-práticas desenvolvidas no curso de Biblioteconomia.