Aula inaugural da Arqueologia com o professor colombiano Cristobal Gnecco

A coordenação do bacharelado em arqueologia vem convida-los para assistirem, conversarem e debaterem com o prof. dr. e arqueólogo colombiano Cristobal Gnecco. É um dos maiores nomes que se destaca, no atual cenário da arqueologia latinoamericana, como um intelectual engajado e combativo no sentido de pensar e agir em relação ao "silêncio da arqueologia" e suas práticas e teorias diante das pesquisas realizadas no âmbito da Arqueologia de Contrato. Tais pesquisas estão acontecendo por todo o Brasil, país como um canteiro de obras. Nestas, a Arqueologia atua nos licenciamentos ambientais visando a proteção, salvamento e salvaguarda do Patrimônio Cultural impactado pelos empreendimentos. No entanto, “silencia” diante dos violentos impactos destes mesmos empreendimentos em relação às comunidades tradicionais, emergentes e originárias atingidas por tais obras.

A promoção da vinda do prof. dr. e arqueólogo colombiano Cristobal Gnecco, da Universidade de Cauca/Colombia, sob responsabilidade da coordenação do bacharelado em Arqueologia, visa o proferimento da aula inaugural deste bacharelado no primeiro semestre de 2013. A aula se intitula: “Arqueologia depois da arqueologia: confissões de um post-arqueólogo”. O referido professor é um dos mais destacados arqueólogos, política e criticamente engajado, na militância de uma arqueologia socialmente comprometida com comunidades tradicionais, originárias e emergentes no cenário da produção de conhecimento na arqueologia latinoamericana. Sua presença durante ano sabático de 2013, no Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) motivou, facilitou e tornou muito importante a vinda deste professor ao bacharelado em Arqueologia para um encontro com os graduandos deste curso na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Recentemente, na cidade de Porto Alegre, ligado ao World Archaeological Congress (WAC), o prof. Cristobal foi um dos organizadores do evento denominado “Desvelando a Arqueologia de Contrato”. Tal evento tinha como encaminhamento amplas discussões sobre o “silêncio da arqueologia” envolvida nos trabalhos de pesquisa em Arqueologia de Contrato no Brasil. Este evento abordou vários temas. Contando com a presença de vários colegas de todo o Brasil, de professores e alunos do bacharelado em arqueologia da FURG discutiu como os arqueólogos criam produtos usados de múltiplas formas por públicos variados, porém, raramente é analisado o seu papel como produtor de mercadorias históricas e os usos destes produtos no contexto capitalista. Quais suas responsabilidades frente a esta produção? Os arqueólogos estão conscientes sobre sua cumplicidade com o mercado e a ordem capitalista? E caso estejam, como conciliam uma prática que demanda por justiça e responsabilidade, quando ao mesmo tempo trabalham com e para projetos capitalistas que passam por cima das demandas sociais? É possível praticar uma arqueologia da descolonização em Programas de Arqueologia de Contrato? A cumplicidade não reflexiva da maioria dos arqueólogos com a Arqueologia de Contrato tem criado um espaço público no qual as demandas do capitalismo por especialistas têm sido prontamente atendidas. Portanto, a relação entre arqueologia e expansão capitalista aparece como um mero serviço técnico, munida de uma inocente instrumentalidade. O congresso da WAC, com o tema Desvelando a Arqueologia de Contrato, teve por objetivo analisar as condições sob as quais as relações entre arqueologia de contrato e mercado capitalista se desenvolvem, os princípios (se algum) que são colocados em jogo e os possíveis cenários onde tal cumplicidade pode ser revista e reconstruída através do engajamento crítico.

Por todas as considerações acima apresentadas, envolvidas e comprometidas na atuação profissional e pessoal do prof. Cristobal Gnecco que esta coordenação tece esta justificativa da vinda deste colega a esta universidade.

 

O evento será no dia 19 de junho de 2013, às 14:30 horas, na Sala 4110 - Prédio 04.

Terá por denominação: Arqueologia após a arqueologia: confissões de um post-arqueólogo" . Para o bacharelado em Arqueologia e para todos os demais interessados e de grande importância contarmos com um colega como o prof. Cristobal entre nós que falará da Arqueologia e de sua Vida na Arqueologia.

logo_capes logo_fapergs logo_cnpq logo_iphan MEC Furg