Encontros Locco promove palestra sobre uma arqueologia e uma etnografia sobre objetos rituais, no dia 27 de abril, sexta, 1

O Lume Observatório das Coisas Contemporâneas (Locco) do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI) promove, dentro do projeto Encontros Locco, a palestra pública intitulada “Seres Materiais entre sons e afetos”, ministrada por Luiza Wolff. A atividade será realizada na sexta-feira, dia 27 de abril, às 14h, na sala 4115, prédio 04 do Campus Carreiros. As inscrições podem ser feitas através do Sistema de Inscrições SINSC-FURG, até as 18 do dia 27 de abril.
 O projeto de ensino “Encontros Locco” se define como abertura para um espaço de observação, análise, crítica e ação sobre temas pertinentes e estratégicos, no tempo e no espaço. Os encontros, que variam em metodologias de desenvolvimento - seminários, cine-debates, conferências, etc. – têm por objetivo propiciar oportunidades de ensino e aprendizagem sobre do eixo geral da proposta, as materialidades contemporâneas por meio de uma abordagem arqueológica.

O Lume - Observatório das Coisas Contemporâneas, cuja sigla é LOCCO, estrutura-se como um espaço de pesquisa-ensino-extensão que tem como propósito observar o estado da arte e fomentar estudos ligados às materialidades contemporâneas. As problemáticas que envolvem as materialidades contemporâneas convergem com os desafios de estudarmos, desde uma perspectiva arqueológica, as sociedades contemporâneas e suas tensões, considerando, inclusive, simetricamente humanos e não humanos, natureza e cultura; bem como superar os limites e/ou recortes cronológicos. O que, por fim, também levará o Observatório a fomentar o debate epistemológico da própria Arqueologia. Enquanto que em outros países, em especial Estados Unidos, França e Inglaterra, os estudos da cultura material do passado recente ou do presente, tem encontrado campo fértil para debate entre os arqueólogos(as), desde os anos de 1980, no Brasil, este debate ainda é incipiente.
Apesar de ainda não serem relevantes trabalhos relacionados a estes temas no Brasil, o Curso de Bacharelado em Arqueologia da FURG, por vários caminhos, dentre eles na ênfase de Arqueologia do Capitalismo, tem proporcionado aos(as) graduandos(as) contato com os diferentes estudos interdisciplinares realizados no Brasil e no exterior. E, talvez não unicamente, mas igualmente motivado por isto, os estudos relacionados às materialidades contemporâneas, tem encontrado demanda crescente entre os(as) graduandos(as) do Bacharelado em Arqueologia nesta Universidade, o que pode ser observado nas temáticas desenvolvidas nos Trabalhos de Conclusão de Curso.
Desta forma, o projeto de ensino Encontros LOCCO se define como de abertura para um espaço de observação, análise, crítica e ação sobre temas pertinentes e estratégicos, no tempo e no espaço. Através dos encontros, que variam em metodologias de desenvolvimento - seminários, cine-debates, conferencias, etc - objetiva-se propiciar oportunidades de ensimo/aprendizagem sobre do eixo geral da proposta, as materialidades contemporâneas desde uma abordagem arqueológica.

Informações Adicionais
Palestra pública: "Seres Materiais – entre sons e afetos" - Me. Luiza Wolff
27 de abril de 2018 – sexta-feira
14:00 horas
Sala 4115 - Prédio 04

Título da palestra: Seres Materiais entre sons e afetos.

Resumo da palestra: A apresentação visa abordar alguns pontos da dissertação intitulada "Seres materiais entre sons e afetos: uma etnografia dos objetos em terreiras de Pelotas/RS", defendida no PPGAnt/UFPEL, no ano de 2016/2. O objetivo geral desta dissertação é produzir uma etnografia dos objetos rituais dentro de três terreiras em Pelotas/RS, tendo como questão central as relações entre o mundo material e os humanos na produção e na reprodução das práticas afro-religiosas. O objetivo específico é produzir uma etnografia dos tambores preparados e dos objetos que participam de rituais de iniciação ou obrigações para problematizar sobre as relações humano e não humanos dentro dos coletivos pesquisados, promovendo uma arqueologia do presente. Pretendo abordar questões teóricas com o objetivo de refletirmos sobre método em arqueologia e, principalmente, sobre a experiência de campo e questões dos capítulos empíricos.

Titulação: Bacharel em Antropologia/ formação em Arqueologia UFPEL, Mestra em Antropologia/Arqueologia PPGAnt/UFPEL.

logo_capes logo_fapergs logo_cnpq logo_iphan MEC Furg