PROGRAMA DE ASSESSORAMENTO AOS ARQUIVOS DA SUPERINTENDÊNCIA DO PORTO DO RIO GRANDE (SUPRG)

A parceria estabelecida entre a SUPRG e o Curso de Arquivologia do Instituto de Ciências Humanas e da Informação - ICHI/FURG por meio de um convênio para execução de um projeto de extensão, assume o caráter de um programa que, conforme a necessidade, poderá requerer o desenvolvimento de outros projetos. Assim inicialmente, descrevem-se os três eixos de ação a serem desenvolvidos por meio de projetos, vinculados ao Programa.

PROJETO SISTEMATIZAÇÃO DOS ARQUIVOS DA SUPRG

Objetivo Geral: Sistematizar os arquivos da SUPRG, por meio da implementação de políticas de gestão documental, a partir da Diretoria Administrativa e Financeira / Divisão Administrativa – Seção de Pessoal e Serviços Gerais.

PROJETO DIAGNÓSTICO DO ARQUIVO HISTÓRICO

Objetivo Geral: Identificar a origem e as características do Arquivo Histórico da SUPRG, reunindo as informações necessárias ao diagnóstico dos problemas que acarretem riscos à prevenção e ao acesso do acervo.

PROJETO ACESSO E UTILIZAÇÃO DOS DOCUMENTOS

Objetivo Geral: Estabelecer políticas e rotinas de acesso aos documentos da SUPRG.

Tais projetos contam com participação de acadêmicos do Curso de Arquivologia (Joice Castro, Douglas Duarte, Leonardo Machado, Francine Ferreira Machado, Graciela Cunha da Silva, Janaíne Xavier, Luize Souza dos Santos, Pâmela Fortes Campelo, Raquel Bueno Martins),  e do Curso de História (Sophia Papaconstantinou) da FURG e visam o relacionamento de questões teórico conceituais com a prática profissional.

O programa é coordenado pelas professoras Luciana Souza de Brito e Roberta Pinto Medeiros do Curso de Arquivologia do ICHI/FURG.

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